Benefícios de fazer aulas particulares de pilates

As aulas de Pilates são um sistema de exercício físico que se concentra em desenvolver os músculos e fortalecer o corpo, controlando-o através da respiração. Sua história é bastante particular: nasceu em um campo de concentração durante a Primeira Guerra Mundial.

Comece aqui

Joseph Hubertus Pilates foi um alemão que passou a maior parte de sua infância doente e fraco, com asma e raquitismo, e por isso se interessou pelo estudo do corpo humano e das disciplinas que o ajudaram a fortalecer e curar suas doenças. Assim, recuperado e forte em sua juventude, ele praticou tai chi, luta livre, meditação Zen, yoga, musculação, e até se tornou um boxeador. Ele se mudou para viver na Inglaterra em 1912, onde foi apanhado na Primeira Guerra Mundial alguns anos depois e, por causa de sua nacionalidade, foi preso e levado para um campo de concentração.

No confinamento, Pilates usou seu tempo para desenvolver seu próprio método de treinamento baseado no conhecimento que havia adquirido do corpo humano e dos vários esportes que praticou. Isto deu origem à "Contrologia", como ele inicialmente chamou o sistema de exercícios que concebeu a partir do estudo de outras disciplinas como yoga, ginástica e a arte marcial chinesa Tai Chi, entre outras.

Este método de treinamento tornou-se muito popular nas décadas seguintes entre dançarinos e celebridades nos Estados Unidos, onde o Pilates se estabeleceu e morreu em 1967. Seus alunos e esposa continuaram o estudo e propagação deste sistema, que foi renomeado com o sobrenome de seu criador e reconhecido oficialmente apenas em 2000, e hoje é possível encontrar aulas particulares de Pilates em todo o mundo.

Lista das 27 melhores aulas de ballet nas capitais do Brasil
Talvez você tenha testemunhado a arte do ballet em um filme ou tenha tido a sorte de experimentá-lo ao vivo no palco e tenha cons...

Para que servem as aulas de pilates?

O método se concentra no controle do corpo através da respiração, e requer um alto nível de concentração. O objetivo é o alinhamento, controle e precisão dos movimentos fluidos que fortalecem todos os músculos do corpo, com atenção especial para a área abdominal, que é particularmente trabalhada com este método.

Pode ser praticado diretamente no chão, ou com vários elementos que foram criados por Pilates, como o conhecido "reformador", que consiste em uma maca com um sistema de roldanas para desenvolver exercícios com certa resistência.

As aulas de Pilates podem ajudar a fortalecer os músculos, melhorar a postura, melhorar a propriocepção e perder gordura corporal. Além disso, como todo exercício físico, ele impulsiona o sistema imunológico, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade e geralmente melhora o humor e a saúde mental.

Aulas de Pilates para todos os níveis, iniciantes ou especialistas

aulas particulares de Pilates e também aulas de Pilates em grupo para todos os gostos e níveis, para que cada pessoa possa pesquisar e escolher de acordo com sua capacidade física e objetivos. Há até mesmo aulas especiais para certos grupos, tais como pilates pré-natais, pilates para mulheres grávidas, ou aulas de fitness de menor intensidade para adultos mais velhos.

O método Pilates também pode ajudar enormemente no tratamento de certas doenças ou lesões crônicas, de modo que também é possível encontrar sessões especializadas para reduzir as dores nas costas ou para conseguir certas correções posturais.

Dependendo das necessidades individuais, é possível participar de sessões de treinamento em grupo ou contratar um personal trainer, e é até possível fazê-lo em casa com aulas de pilates online, em um tapete de ioga ou de ginástica ou em um tapete almofadado.

Em Suasaulasparticulares existe um enorme catálogo de professores particulares de pilates com diferentes abordagens. Alguns oferecem sessões via videochamada, mas também há professores para aulas de pilates em casa ou em centros de pilates que possuem elementos como o reformador, bolas, bandas de resistência, o bosu - uma semi-esfera que permite exercícios de equilíbrio, entre outros.

Professores de pilates

Escolha sua aula de pilates ideal

Ao pesquisar, é possível encontrar diferentes tipos de aulas de pilates, embora todos eles se baseiem no mesmo sistema.

  • O pilates no chão é praticado diretamente sobre um tapete, e pode incluir alguns elementos para certos exercícios, tais como uma bola, faixas elásticas ou um anel para colocar alguma resistência em posturas com os braços e pernas.
  • Enquanto isso, as aulas de Pilates máquina são realizadas neste tipo de maca com molas e cordas, que podem ser um pouco mais complexas para iniciantes, embora o grau de dificuldade dependa do exercício e do nível de resistência que é colocado sobre as cordas, que podem ser adaptadas.

Outras variações também surgiram, tais como aulas de ginástica que incorporam o conhecimento do Pilates, mas também noções modernas de biomecânica e do corpo humano em geral.

Aulas de dança: o guia completo
Você quer começar a dançar? Caso um amigo o tenha recomendado a você e você tenha procurado informações sobre o assunto, você prov...

Para escolher a aula de Pilates ideal, é aconselhável considerar o objetivo que você tem, sua capacidade física, idade, fase da vida e se existem dores ou lesões anteriores que possam afetar ou possam ser tratadas através do exercício.

Em suasaulasparticulares.com.br há muitas opções para escolher o professor de Pilates mais adequado e, na maioria dos casos, é possível fazer uma aula experimental gratuita para descobrir em que consiste, depois continuar com as aulas de Pilates no horário e formato que você deseja. Alguns professores oferecem aulas que ligam mais de uma disciplina, como o pilates com yoga, karatê ou ginástica.

Utiliza nuestro Buscador Inteligente
© 2007 - 2024 Tus clases particulares Mapa web: Profesores particulares| Academias y centros