PROVÉRBIOS: uma forma de aprender português

A cultura aliada ao idioma é uma das minhas apostas para os meus alunos mais avançados em português. O acompanhamento do estudo com provérbios, história e cultura verificou-se ser estremamente benéfico e muito menos cansativo que um estudo regular, apenas baseado em gramática e em roles de vocabulário. Assim, tenho proposto várias leituras acompanhadas de autores portugueses e a análise de frases ideomáticas e provérbios.

Muito a propósito do estudo do português por espanhóis lancei um artigo em power point que os meus alunos gostaram particularmente: "DE ESPANHA, NEM BOM VENTO, NEM BOM CASAMENTO". O vento suão que impede a ida para a faina das embarcações algarvias e o vente frio que, em Trás-Os-Montes queima e deita por terra culturas.

Ò vento suão,

vento suão,

Vento ladrão,

ladroeiro,

Trazes a morte agarrada

Às folhas de um zambujeiro...

(Antunes da Silva, Suão)

Os casamentos arranjados entre nobres e fidalgos de Espanha e Portugal, quando ainda se tratavam de reinos, e já depois de serem países, puzeram, muitas vezes em causa, a independência de Portugal. DAI QUE, COMO DIZ A VOZ DO POVO "DE ESPANHA, NEM VENTO, NEM BOM CASAMENTO."

Assim não pensavam, porém, os lisboetas para quem as mulheres espanholas eram o paraíso da sensualidade. Detal forma assim era que, as mulheres de Toledo chamavam aos Portugueses os "homens dos beliscos". Na realidade, a mulher espanhola, em Toledo, Madrid, Sevilha ou Valhadolid, quando sentia um belisco nas suas partes mais salientes, sabia que havia um português por perto....

Un viajero português de buena fisionomia,

rico traje à Ia moderna,

su cadena de oro encima;

sombrero fino de rata angosto abajo, ancho arriba,

con aba tan prolongada que de paráguas servia,

absorto mirando estaba La Giralda de Sevilla.

Estas e muitas outras histórias fazem parte de duas culturas intimamente ligadas pela proximidade geográfica, idiomática, histórica e cultural. Querem entrar neste mundo? Força, venham aprender.

Temas
Utiliza nuestro Buscador Inteligente
© 2007 - 2024 Tus clases particulares Mapa web: Profesores particulares| Academias y centros